O que temos para si

Preparamos para si todos os tipo de peixe para que possa escolher o seu preferido.

Conheça as espécies de peixe

Encontre aqui todas as espécies açoreanas.

Abrótea

Apresenta um barbilho submandibular. Duas barbatanas dorsais, sendo que a primeira é curta e a segunda muito comprida. Apresenta uma coloração castanha escura. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 60 cm.

Alfonsim

Apresenta olhos grandes e corpo alongado e comprimido. É possível observar várias cavidades cobertas de pele na zona da cabeça que rodeia os olhos. De cor vermelha alaranjada. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 45 cm.

Anchova

A cabeça é grande com uma crista óssea pronunciada. De cor verde azulado escuro no dorso e prateada nos flancos e na zona ventral. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 100 cm.

Atum Galha-à-Ré

A segunda barbatana dorsal é mais alta do que a primeira. As barbatanas peitorais moderadamente longas, atingem a segunda dorsal mas nunca o extremo da sua base. As barbatanas dorsal, anal e pínulas são amarelas brilhantes. Pode atingir um comprimento total até cerca de 208 cm.

Atum Patudo

As barbatanas peitorais de tamanho moderado. De cor azul, apresenta os flancos inferiores uniformemente prateados ou atravessados por filas pontuadas dispostas verticalmente. A barriga é branca. A primeira barbatana dorsal é negra, a segunda dorsal e a anal negras. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 200 cm.

Atum Rabilho

Coloração azul escura ao longo do dorso, sendo os flancos e a zona ventral de cor branca prateada. As duas barbatanas dorsais estão bastante próximas, sendo que a segunda dorsal é igual à anal, seguinda de 7 a 9 pínulas. As barbatanas peitorais são curtas. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 3 m.

Boca Negra

Corpo moderadamente alto e comprido. As barbatanas peitorais são marcadamente grandes. Não apresenta escamas por baixo da cabeça. Apresenta uma cor vermelha com tons alaranjados, rosa e cinza. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 50 cm.

Bodião Vermelho

Apresenta lábios grossos. A sua coloração é muito variável, de castanha, a cor-de-laranja e vermelha. É mais escuro no dorso e às vezes apresenta manchas irregulares escuras com manchas mais claras. As barbatanas apresentam numerosos pontos negros e azuis. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 50 cm.

Bicuda

Boca grande com grandes dentes. O corpo é de cor cinzenta esbranquiçada, prateada brilhante, mais escura no dorso. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 65 cm.

Cação

Peixe cartilagíneo, apresenta cinco aberturas branquiais de cada lado da cabeça. Cabeça arredondada. De cor acinzentada, mais escura no dorso e esbranquiçada no ventre. Pode atingir um comprimento total de até 2 m.

Cântaro

Corpo moderadamente alto e comprido. Cabeça grande e larga com perfil convexo. Sem escamas debaixo da cabeça. De coloração alaranjada. Ao longo do corpo podem observar-se várias manchas amarelas. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 30 cm.

Castanheta Amarela

Peixe ósseo de cor castanha amarelada, habita fundos rochosos infra-litorais entre os 5 e os 45 m de profundidade. Pode atingir um comprimento total de até cerca 12 cm.

Castanheta Azul

Peixe ósseo de cor azul arroxeada. Habita fundos rochosos infra-litorais entre os 3 e os 35 m de profundidade. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 15 cm.

Cavaco

Habita em grutas e cavidades de fundos rochosos, entre os 5 e os 200 m de profundidade. Apresenta um corpo rugoso coberto por protuberâncias, com a carapaça quadrangular. As patas e as antenas têm uma coloração azulada. O primeiro segmento abdominal apresenta três manchas escuras, rodeadas em parte, por um halo amarelado.

Cavala

Peixe ósseo, pelágico, de corpo arredondado e alongado. Apresenta o dorso de cor verde/azulada. O abdómen e as partes mais inferiores do corpo apresentam uma cor amarela prateada com pontos escuros que estão ausentes nos juvenis. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 64 cm.

Cherne

Peixe ósseo. Corpo volumoso. De cor negra, com manchas irregulares claras e escuras. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 2 m.

Chicharro

Peixe ósseo. De cor preta ou azul esverdeada dorsalmente. O ventre e a cabeça são prateados. Junto à extremidade superior do opérculo apresentam um ponto negro característico. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 60 cm.

Choupa

Peixe ósseo. O corpo é largo e moderadamente comprido. A cabeça não apresenta escamas e é arredondada e achatada. Apresenta uma cor negra violácea. O dorso, os flancos e o ventre são prateados. Apresenta um comprimento total de até cerca de 80 cm.

Congro

Peixe ósseo. Apresenta uma boca grande com lábios carnudos e olhos grandes. Apresenta uma coloração cinzenta escura, quase negra no dorso, e ventre branco. Consoante o seu tamanho, pode ser designado por safio ou congro. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 3 m.

Cracas

Crustáceo que apresenta uma concha calcária, de grandes dimensões de cor rosada e com bandas horizontais de cor mais escura. A base da concha é calcificada e porosa. Vive no substrato rochoso na zona infralitoral.

Dourado

Peixe ósseo. Corpo largo e muito comprido. A cabeça é grande. Apresenta uma coloração azul esverdeada prateada com pontuações escuras ao longo do corpo. O ventre é amarelo metalizado. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 2 m.

Encharéu

Peixe ósseo. Corpo alto e comprido, coberto com escamas muito pequenas. Coloração azul esverdeada no dorso e flancos prateados. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1 m.

Escamuda Preta

Peixe ósseo. Corpo largo e fusiforme, coberto com grandes escamas. Olhos muito grandes e refletores. De coloração negra violácea. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 70 cm.

Escolar

Peixe ósseo. Corpo largo e moderadamente comprido. A linha lateral descreve varias ondulações. Coloração castanha escura, quase preta no dorso. Os adultos velhos são quase totalmente pretos. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 2 m.

Espadarte

Corpo largo, quase cilíndrico, macio, sem escamas nos exemplares com mais de 1 metro de comprimento. A coloração é azul escura, quase negra no dorso, sendo os flancos e o ventre esbranquiçados. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 4,50 m.

Garoupa

Habita essencialmente fundos rochosos, entre os 0-90 m de profundidade. De cor vermelha acastanhada, apresenta ao longo do corpo cerca de 4 a 5 manchas escuras retangulares, que alternam com linhas verticais mais claras. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 43 cm.

Goraz

A cabeça é relativamente pequena e os olhos são grandes. Apresenta uma coloração vermelho-alaranjada viva, mais intensa na zona da cabeça, no dorso e barbatanas. Apresenta uma mancha grande negra no inicio da linha lateral. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 60 cm.

Imperador

Peixe ósseo, que habita profundidades entre os 180 e os 800m. O corpo é alto e comprido. Os olhos são grandes. Apresenta uma coloração rosa-alaranjada no dorso e base das barbatanas . Os flancos são rosa prateados. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 40 cm.

Írio de Serra

Peixe ósseo. Apresenta uma coloração azul esverdeada. Uma banda escura cruza transversalmente a cabeça. Apresenta uma banda longitudinal dourada no meio dos flancos. O ventre é claro. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1 m.

Lapa

Molusco gastrópode. Vive na zona infralitoral (0-12m). A concha apresenta uma cor clara, é espessa com os bordos muito irregulares. Muitas vezes coberta por algas. Vive sempre imersa, até sensivelmente aos 12 m de profundidade.

Lapa Burra

Molusco gastrópode. Habita na zona entre marés. Apresenta uma concha em espiral, em formato de orelha. A sua superfície interna é em madrepérola. Externamente, as conchas são de cor vermelha acastanhada e apresentam uma série de furos.

Lírio

Peixe ósseo. Apresenta uma coloração muito variável, de acordo com a idade (jovens e adultos). No geral, apresenta uma coloração cinzenta ao nível do dorso e prateada ao nível dos flancos e ventre. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 2 m.

Lula

Apresenta um manto cilíndrico, cabeça volumosa, grandes olhos e as barbatanas largas. Apresenta uma concha interna não calcificada, muito estreita e transparente. Pode atingir um comprimento total (manto) de até cerca de 90 cm.

Melga

Peixe ósseo. De cor branca, ligeiramente rosada. Bordos das barbatanas são escuros. Os olhos são muito grandes e refletores. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 80 cm.

Mero

Peixe ósseo. Apresenta o corpo redondo. De cor castanha no dorso, clareando nos flancos, com numerosas manchas amarelas dispersas. O ventre é amarelo. A barbatana caudal apresenta o bordo branco. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1,2 m.

Moreia

Peixe ósseo. De corpo largo, extremamente flexível. Os olhos são pequenos e as escamas estão imbuídas na pele. Ocupa cavidades rocosas, na zona infra-litorial, entre os 15 e os 50 metros de profundidade. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1,5 m.

Ouriço

Equinoderme. Apresenta uma coloração arroxeada e está coberto de espinhos.

Mero

Peixe ósseo. O corpo é oval. Apresenta uma coloração rosada, mais intensa no dorso e é prateado na zona ventral. Pode apresentar um comprimento total de até cerca de 90 cm.

Patruça

Peixe ósseo. Corpo oval e comprido. Cabeça e boca pequenas. De coloração castanha escura uniforme com linhas muito ténues, longitudinais, de cor amarela. O bordo do opérculo é negro. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 75 cm.

Peixe Cão

Peixe ósseo. Apresenta uma coloração rosada com uma banda horizontal de cor amarelada. Apresenta um ponto negro grande na parte anterior da barbatana dorsal. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 51 cm.

Peixe Espada Preto

Peixe ósseo. Apresenta uma cor escura acobreada. A barbatana dorsal apresenta um recorte que separa a parte espinhosa da mole. Apresenta um espinho característico a seguir ao ânus. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 110 cm.

Peixe Espada Branco

Apresenta o corpo muito largo e comprido, sem escamas. A boca é grande com grandes dentes. Coloração prateada brilhante, barbatanas amareladas com bordo preto. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 2 m.

Peixe Porco

Apresenta uma espinha grossa no interior do abdómen. De coloração cinzenta amarelada, mais escura no dorso com numerosos pontos brancos. As barbatanas são azuladas com manchas escuras. Pode atingir um comprimento total de até 50 cm.

Peixe Rei do Alto

O ventre é alaranjado. Nas fêmeas o dorso e o flanco são alaranjados com o ventre branco amarelado, com três manchas negras no dorso (2 na base da barbatana dorsal e 1 no pedúnculo caudal). Pode atingir um comprimento total de até cerca de 40 cm.

Peixe Rei

Os machos apresentam o dorso de cor azul esverdeado e nos flancos, uma banda alaranjada longitudinal em ziguezague. As fêmeas apresentam o dorso avermelhado e os flancos com uma banda longitudinal rosada e abaixo, uma banda amarela. O ventre é branco. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 25 cm.

Pescada dos Açores

Peixe ósseo. Corpo largo e cabeça pontiaguda com olhos grandes e salientes, com um barbilho por baixo da mandíbula. Apresenta uma coloração cinzenta rosada, mais clara nos flancos e uma mancha preta no extremo das barbatanas dorsais, caudal e anal. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1,63 m

Polvo

Molusco cefalópode. Manto grande e rugoso. Oito tentáculos (braços), com duas fileiras de ventosas, cada. A coloração é muito variável, alaranjada, castanha, amarelada com manchas que podem mudar, devido à capacidade de mimetismo desta espécie. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1,6 m.

Raia

Peixe cartilagíneo. Apresenta uma fileira de espinhos desde a zona por detrás dos olhos até à primeira barbatana dorsal. A cabeça também está coberta por espinhos. Apresenta uma coloração cinzenta acastanhada na zona dorsal, com numerosas manchas escuras irregulares. A zona ventral é branca. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 1 m.

Rainha

Peixe ósseo. O corpo é castanho-alaranjado. A cabeça apresenta linhas tortuosas de cor azul e verde. As barbatanas são azuis/esverdeadas, fluorescentes. Nos machos a coloração verde é predominante. Habita profundidades entre os 1 e os 150 m. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 25 cm.

Rocaz

Peixe ósseo. Corpo redondo e cabeça grande, com grandes cristas e espinhas. Sem escamas por debaixo da cabeça. A coloração é muito variável, mas frequentemente apresenta tons alaranjados, algo rosados no ventre, salpicado com manchas castanhas e negras. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 50 cm.

Salema

Peixe ósseo. Corpo largo e redondo. Cabeça e boca pequenas. A linha lateral é muito marcada. De cor cinzenta amarelada, com o dorso mais escuro. Os flancos com 12 linhas longitudinais douradas. Pode atingir um comprimento de até cerca de 40 cm.

Rainha

Peixe ósseo. Corpo largo e ligeiramente redondo. De cor avermelhada e com as escamas do dorso acastanhadas. Os flancos apresentam uma banda longitudinal avermelhada junto aos olhos e por baixo três bandas amarelas. A primeira barbatana dorsal apresenta duas bandas amarelas transversais e uma mancha negra no seu extremo superior. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 40 cm.

Santola

Crustáceo. Carapaça em forma de ovo, com numerosos espinhos e tubérculos na zona dorsal, coberto por pelos. De coloração castanha avermelhada.

Sapateira

Crustáceo de corpo oval. Apresenta uma coloração amarela alaranjada. A ponta das pinças é preta. Habita fundos entre os 200e os 600m de profundidade.

Sargo

Peixe ósseo. Corpo oval e comprido. De cor cinzenta prateada, brilhante, quase branca com 5 bandas transversais pretas. Apresenta 1 mancha negra no pedúculo caudal. As barbatanas dorsal, caudal e anal de cor cinzenta com o bordo negro. Pode atingir um comprimento total de cerca de 40 cm.

Serra

As barbatanas dorsais são muito próximas uma da outra. A segunda barbatana dorsal e a anal são seguidas por 8 pínulas. O pedúnculo caudal apresenta uma quilha central de cada lado. De cor cinzenta azulada brilhante no dorso e esbranquiçada no ventre. O dorso tem cerca de 8 a 10 linhas longitudinais pretas. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 90 cm.

Taínha

Peixe ósseo. Lábio superior muito grosso com numerosas papilas labiais. Sem linha lateral. De cor cinzenta prateada, mais escura no dorso e branca no ventre. Pode atingir um comprimento máximo total de cerca de até 70 cm.

Tamboril

Peixe ósseo. Corpo largo. Cabeça e boca grandes. Pele lisa, sem escamas, coberta por muco. Coloração castanha escura no dorso, com numerosas manchas pretas difusas. Parte ventral das barbatanas peitorais com bordo preto, ventre e peritoneu brancos. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 2 m.

Veja

Peixe ósseo. Corpo comprido com grandes escamas. Apresenta cores diferentes conforme o sexo: os machos são cinzentos com o bordo das barbatanas avermelhado. As fêmas são vermelhas, com uma mancha cinzenta atás da cabeça e por cima das barbatanas peitorais, com um bordo amarelado por baixo. Pode atingir um comprimento total de cerca de 50 cm.

Xaputa

Peixe ósseo. Corpo oval, muito comprido. Boca oblíqua e olhos muito redondos. Apresenta uma cor preta muito brilhante. Pode atingir um comprimento total de até cerca de 60 cm.